Compre em Apenas 5 Minutos
Parcele em 10x sem juros
Frete grátis pedidos acima de R$ 199,00
Compra 100% Segura

O que é Presbiopia? Causas e Tratamentos

Presbiopia

A presbiopia é a perda normal da capacidade de foco próximo que ocorre com a idade. A maioria das pessoas começa a notar os efeitos da presbiopia depois dos 40 anos, quando começam a ter problemas para ver as letras pequenas com clareza - incluindo mensagens de texto em seus telefones.

Você não pode escapar da presbiopia, mesmo que nunca tenha tido um problema de visão antes. Mesmo as pessoas que são míopes notaram que a visão próxima delas se desfaz quando eles usam seus óculos usuais ou lentes de contato para corrigir a visão à distância.


A presbiopia está em ascensão nos Estados Unidos à medida que a população continua a envelhecer. De acordo com o US Census Bureau, aproximadamente 112 milhões de americanos eram presbíopes em 2006. Esse número deve aumentar para 123 milhões até o ano 2020.

Em todo o mundo, estima-se que 1,3 bilhão de pessoas tenham presbiopia em 2011. Esse número deverá aumentar para 2,11 bilhões até 2020, de acordo com a Market Scope, uma empresa líder em visão e análise.

Embora a presbiopia seja uma mudança normal em nossos olhos à medida que envelhecemos, muitas vezes é um evento significativo e emocional, porque é um sinal de envelhecimento que é impossível ignorar e difícil de esconder.

Sintomas e sinais de presbiopia

Quando você se torna presbiópico, você precisa segurar seu smartphone e outros objetos e ler material (livros, revistas, cardápios, etiquetas, etc.) mais longe de seus olhos para vê-los com mais clareza. Infelizmente, quando você afasta as coisas dos seus olhos, elas ficam menores em tamanho, portanto, essa é apenas uma solução temporária e parcialmente bem-sucedida para a presbiopia.

Além disso, mesmo que você ainda consiga enxergar bem de perto, a presbiopia pode causar dores de cabeça, cansaço visual e fadiga visual que tornam a leitura e outras tarefas de visão de perto menos confortáveis ​​e mais cansativas.

O que causa a presbiopia?

A presbiopia é causada por um processo relacionado à idade. Acredita-se que a presbiopia provenha de um espessamento gradual e perda de flexibilidade das lentes naturais dentro do olho.

Essas mudanças relacionadas à idade ocorrem dentro das proteínas da lente, tornando a lente mais dura e menos elástica ao longo do tempo. Mudanças relacionadas à idade também ocorrem nas fibras musculares ao redor da lente. Com menos elasticidade, o olho tem mais dificuldade em focar de perto. Outras teorias menos populares existem também.

Tratamento de presbiopia: lentes de contato

Os presbíopes também podem optar por lentes de contato multifocais , disponíveis em materiais permeáveis ou a gás ou lentes flexíveis. Outro tipo de correção de lentes de contato para a presbiopia é a monovisão , em que um olho usa uma prescrição de distância e o outro usa uma prescrição para visão de perto. O cérebro aprende a favorecer um olho ou outro para tarefas diferentes. Mas enquanto algumas pessoas se deliciam com essa solução, outras reclamam de redução da acuidade visual e perda da percepção de profundidade com a monovisão.


Como a lente humana continua a mudar à medida que você envelhece, sua receita presbiótica também precisará ser aumentada com o tempo. Você pode esperar que seu oftalmologista prescreva uma correção mais forte para o trabalho próximo, conforme necessário.

Tratamento de presbiopia: cirurgia

Não quer usar óculos ou lentes de contato para a presbiopia? Várias opções cirúrgicas para tratar a presbiopia também estão disponíveis.

Um procedimento de correção de presbiopia que está ganhando popularidade é a implantação de um inlay de córnea. Tipicamente implantado na córnea do olho que não é o seu olho dominante , um incremento da córnea aumenta a profundidade de foco do olho tratado e reduz a necessidade de óculos de leitura sem afetar significativamente a qualidade de sua visão à distância.

O primeiro passo para ver se você é um bom candidato à cirurgia de presbiopia é fazer um exame oftalmológico abrangente e uma consulta com um cirurgião refrativo especializado na correção cirúrgica da presbiopia.

.